fbpx

Nova ação

ProfLab Day Caruaru

O ProfLab, iniciativa de formações para profissionais com a missão de desenhar experiências de aprendizagem cada vez mais criativas, está chegando a Caruaru no próximo dia 31 de janeiro com sua mais nova ação, o ProfLab Day. O dia de imersão sobre o tema Design Thinking para Educadores está programado para acontecer das 9 às 18h, no Armazém da Criatividade.

O Design Thinking está relacionado a projetos. E por projeto entende-se qualquer intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa: um software, uma cadeira, uma viagem, aquela reforma na sua casa e – por quê não? – uma aula. Mais do que uma metodologia, o Design Thinking é uma abordagem capaz de transformar a maneira como pensamos e os métodos como estamos acostumados a resolver problemas. Isso nos permite compreender que existem outras formas de trilhar a aprendizagem.

Essa abordagem já é utilizada em todo o mundo trazendo contribuições significativas para várias áreas, tanto que em 2013 a Ideo, consultoria global de design, expandiu o método para a área de educação. Um toolkit foi produzido para ajudar a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de inovação de todos que atuam na área, inclusive tendo sua tradução para o português autorizada pela Ideo e conduzida pela equipe do projeto Design Thinking para Educadores.

Percebendo as contribuições da abordagem para a educação, o ProfLab lançou mão das múltiplas estratégias do Design Thinking para o desenvolvimento de um conjunto de formações criativas. A iniciativa desenha experiências de aprendizagem inovadoras para formações profissionais criativas e divertidas. Sempre baseadas em um tema central acompanhado de uma série de atividades “mão na massa” para incentivar a produção de algo novo. No ar desde 2015 a iniciativa já formou 38 turmas com sete temas trabalhados, entre eles o Design Thinking, expertise do designer Alessandro Lima, educador responsável pelo enfoque sobre o tema no ProfLab.

ProfLab Day Caruaru

Com a visão de quem quer formar os inovadores que vão mudar o mundo, o ProfLab promove intensas reflexões norteadas pelo trabalho colaborativo entre pares e com mentoria em tempo real de um grupo de educadores com amplo conhecimento sobre temas relacionados a criatividade e inovação. Para garantir um bom desempenho são constituídas turmas com uma média de vinte pessoas que recebem total auxílio dos formadores e são surpreendidas com as produções que são capazes de desenvolver durante as experiências de aprendizagem.

Pensando em alcançar um número maior de pessoas foi criado o ProfLab Day que busca apresentar a um grupo maior os temas e as atividades desenvolvidas no ProfLab. Trata-se de um dia de imersão dividido entre bate-papo e uma atividade “mão na massa” planejada especialmente para esse cenário. A primeira edição dessa nova vivência vai acontecer nos laboratórios do Armazém da Criatividade em Caruaru, o maior centro de tecnologia e inovação do Agreste de Pernambuco.

São 100 vagas disponíveis para o turno de bate-papo e exposição sobre Design Thinking pela manhã e as 40 primeiras inscrições terão direito a participar, à tarde, da atividade prática no laboratório de modelagem e produção do Armazém da Criatividade. Pode participar do Proflab Day todo professor, educador, tutor, mentor, consultor, profissional, estudante ou curioso interessado em Design Thinking, educação e inovação. Os conceitos serão apresentados de forma simples e objetiva, acessíveis a qualquer pessoa, não existindo pré-requisitos. A edição especial de abertura da ação está sendo promovida pela Pipa Comunicação em parceria com o Armazém da Criatividade e a participação é garantida através de inscrição no valor promocional de R$20 no endereço: http://bit.ly/proflabday01

SERVIÇO

ProfLab Day Caruaru – Design Thinking para Educadores
Quando? 31 de janeiro de 2018 das 9h às 18h
Onde? Armazém da Criatividade Caruaru (dentro do Polo Comercial de Caruaru)
Rodovia BR 104, Km 62 s/n, Nova Caruaru. Caruaru-PE
Vagas: 100 vagas (as 40 primeiras inscrições participam da atividade prática à tarde)
Realização: ProfLab, Pipa Comunicação, Armazém da Criatividade Caruaru

 

Categorias: Sem categoria

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

1 comentário

Em 2018 o ProfLab é só agito! · 24 de janeiro de 2018 às 12:45

[…] Com essa demanda em mente desenhamos juntos uma nova experiência de aprendizagem que chamamos de ProfLab Day. A nova ação vai apresentar a um grupo maior de pessoas os temas e algumas das atividades do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *