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Selecionados

Durou aproximadamente 90 dias o processo de avaliação que selecionou 14 capítulos para o volume especial digital da Série Professor Criativo. Em setembro de 2015 os organizadores da iniciativa a Pipa Comunicação e o grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Pernambuco lançaram a Chamada Pública de Capítulos que tem o objetivo de publicar um livro digital gratuito voltado para a formação de professores em questões relacionadas a criatividade e inovação nas práticas pedagógicas

A ideia inicial era reunir 10 textos que apresentassem relatos de experiências, análises, pesquisas e quaisquer outros tipos de contribuição em prol da educação, relacionados diretamente a um dos temas previstos no edital. As contribuições deveriam ser submetidas de acordo com o critério específico de apresentar linguagem acessível, despertando em outros professores a vontade de aprender para replicar as experiências lidas no livro em suas práticas cotidianas.

Ao todo foram submetidas 36 contribuições de professores de várias regiões do Brasil e uma de Portugal. A maratona de avaliações contou com a participação dos professores Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE), André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/UFAL), que assinarão a organização do ebook.

O processo de seleção dos capítulos seguiu a orientação de avaliação cega por pares. Nele os avaliadores receberam os textos, sem menção aos autores, e emitiram pareceres com informações detalhadas sobre cada texto. Em casos de discordância, um novo avaliador foi convidado a decidir emitindo novo parecer. Em contato constante com os participantes, os editores acompanharam e orientaram individualmente cada autor até o resultado final aprovado pela comissão de avaliação.

Em 16 de fevereiro todos os pareceres estavam prontos e foram enviados aos autores. Assim, tanto os trabalhos aprovados como os não aprovados receberam o resultado da avaliação apontando os pontos positivos, negativos e as orientações de ajustes para o texto. Os autores que receberam orientações para ajustes tiveram até 18 de março para devolver o texto de acordo com as orientações.

Os 14 capítulos selecionados foram escritos por um grupo composto por 24 autores, vinculados a diferentes instituições de todo o país, conforme listagem a seguir:

  APRENDIZAGEM COM DISPOSITIVOS MÓVEIS: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Learcino dos Santos Luiz (UDESC), Ricardo Antunes de Sá (UFPR)

  COMO USAR A CRIATIVIDADE PARA DESENVOLVER JOGOS PARA MELHORAR O APRENDIZADO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
Pedro Henrique Andrade de Santana (Unibratec), Amaro Virginio da Silva Neto (UFRPE)

  CONTEXTUALIZAÇÃO E APLICAÇÕES DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM CENÁRIO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
Ângelo Jesus (P.PORTO), Maria João Gomes (UMinho)

  HIPERLEITURA E LEITURAS: PENSANDO A FORMAÇÃO DE HIPERLEITORES
Ana Cláudia Munari Domingos (UNISC)

  INCORPORANDO ASPECTOS DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SOBRE HERANÇA EM PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Janderson Jason Barbosa Aguiar (UFCG)

  NORMA ESCRITA CULTA, PLACAS DE RUA E POCKET VÍDEOS: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL
Ynah de Souza Nascimento (UFPE) e (FMGR)

  NOVAS ATIVIDADES DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA PROMOÇÃO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA
Ecivaldo Matos (UFBA), Fernando Paiva (UFBA), Emilayne Corlett (UFBA)

  O ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEADO EM LIVROS DIDÁTICOS ABERTOS
Francisco Kelsen de Oliveira (UFPE) e (IF Sertão-PE), Melka Freitas Abreu (UFC)

  O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA
Gregory Augusto de Lima Laborde (UFRPE) e (FAFICA)

  O JOGO EM FOCO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS GAMES E A APRENDIZAGEM
Carla Alexandre Barboza de Sousa (UFPE)

  O SCRATCH COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Fellipe Oliveira Ramos (IF Baiano) e Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues (BA), Lilian da Silva Teixeira(UNEB) e (IF Baiano)

  O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR
Katia Cilene da Silva (UFERSA), Mylani Nathalini Dantas Costa (UFERSA)

  POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
Rafaela Bohrz (UPF), Márcia de Borba Campos (PUCRS)

  TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR DA EDUCAÇÃO EM ARTES
Marina Vieira Gonçalves (IFBA), Luciene Teixeira Vieira Gonçalves (IFBA)

O ebook com título provisório Docência criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem, tem lançamento programado para acontecer em outubro, durante a edição 2016 do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) que acontece na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

 


Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

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