Selecionados
Durou aproximadamente 90 dias o processo de avaliação que selecionou 14 capítulos para o volume especial digital da Série Professor Criativo. Em setembro de 2015 os organizadores da iniciativa — a Pipa Comunicação e o grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Pernambuco lançaram a Chamada Pública de Capítulos que tem o objetivo de publicar um livro digital gratuito voltado para a formação de professores em questões relacionadas a criatividade e inovação nas práticas pedagógicas
A ideia inicial era reunir 10 textos que apresentassem relatos de experiências, análises, pesquisas e quaisquer outros tipos de contribuição em prol da educação, relacionados diretamente a um dos temas previstos no edital. As contribuições deveriam ser submetidas de acordo com o critério específico de apresentar linguagem acessível, despertando em outros professores a vontade de aprender para replicar as experiências lidas no livro em suas práticas cotidianas.
Ao todo foram submetidas 36 contribuições de professores de várias regiões do Brasil e uma de Portugal. A maratona de avaliações contou com a participação dos professores Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE), André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/UFAL), que assinarão a organização do ebook.
O processo de seleção dos capítulos seguiu a orientação de avaliação cega por pares. Nele os avaliadores receberam os textos, sem menção aos autores, e emitiram pareceres com informações detalhadas sobre cada texto. Em casos de discordância, um novo avaliador foi convidado a decidir emitindo novo parecer. Em contato constante com os participantes, os editores acompanharam e orientaram individualmente cada autor até o resultado final aprovado pela comissão de avaliação.
Em 16 de fevereiro todos os pareceres estavam prontos e foram enviados aos autores. Assim, tanto os trabalhos aprovados como os não aprovados receberam o resultado da avaliação apontando os pontos positivos, negativos e as orientações de ajustes para o texto. Os autores que receberam orientações para ajustes tiveram até 18 de março para devolver o texto de acordo com as orientações.
Os 14 capítulos selecionados foram escritos por um grupo composto por 24 autores, vinculados a diferentes instituições de todo o país, conforme listagem a seguir:
Learcino dos Santos Luiz (UDESC), Ricardo Antunes de Sá (UFPR)
Pedro Henrique Andrade de Santana (Unibratec), Amaro Virginio da Silva Neto (UFRPE)
Ângelo Jesus (P.PORTO), Maria João Gomes (UMinho)
Ana Cláudia Munari Domingos (UNISC)
Janderson Jason Barbosa Aguiar (UFCG)
Ynah de Souza Nascimento (UFPE) e (FMGR)
Ecivaldo Matos (UFBA), Fernando Paiva (UFBA), Emilayne Corlett (UFBA)
Francisco Kelsen de Oliveira (UFPE) e (IF Sertão-PE), Melka Freitas Abreu (UFC)
Gregory Augusto de Lima Laborde (UFRPE) e (FAFICA)
Carla Alexandre Barboza de Sousa (UFPE)
Fellipe Oliveira Ramos (IF Baiano) e Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues (BA), Lilian da Silva Teixeira(UNEB) e (IF Baiano)
Katia Cilene da Silva (UFERSA), Mylani Nathalini Dantas Costa (UFERSA)
Rafaela Bohrz (UPF), Márcia de Borba Campos (PUCRS)
Marina Vieira Gonçalves (IFBA), Luciene Teixeira Vieira Gonçalves (IFBA)
O ebook com título provisório Docência criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem, tem lançamento programado para acontecer em outubro, durante a edição 2016 do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) que acontece na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
0 comentário