Aconteceu no último sábado (7/11) a primeira formação do Prof-Lab, programa de formações criativas para professores no Recife. Os formadores Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva apresentaram aos professores cursistas uma série de questões indispensáveis ao bom planejamento de uma experiência criativa de aprendizagem.
A formação com carga horária de 4 horas orientou os formandos a planejar uma experiência de aprendizagem. Os primeiros momentos da manhã foram dedicados a orientação teórica em forma de bate-papo e logo em seguida os cursistas partiram para as atividades práticas utilizando recursos como dispositivos digitais e um canvas específico desenvolvido pelo professor Paulo André especialmente para a formação. Durante todo o processo os educadores trabalharam lado a lado com os formandos esclarecendo dúvidas e apontando questões pertinentes ao planejamento de cada uma das experiências desenvolvidas. No espaço i-Lab da Aba Global Education todas as atividades tiveram como plano de fundo essa playlist escolhida pelos formadores para estimular a criatividade.
No final da manhã os grupos de trabalho apresentaram três experiências criativas de aprendizagem que chamaram a atenção pela diversidade de temas. O primeiro grupo desenvolveu uma experiência de aprendizagem para a disciplina de Gestão de Estoques de um curso técnico em Logística. O assunto escolhido foi curva ABC que, segundo o grupo de professores, é um assunto de difícil entendimento dos estudantes. Considerando todas as restrições e recursos disponíveis em um determinado cenário de aprendizagem, o grupo propôs a simulação de um ambiente de estoque construído a partir de recortes de imagens, fixadas nas paredes, que funcionariam como elementos característicos desse tipo de ambiente.
O segundo grupo propôs uma experiência de aprendizagem com o objetivo de conscientizar crianças sobre a importância do trabalho em equipe. A experiência chamada pelo grupo de “Dinâmica do Boneco” trabalhou com a comparação dos resultados do trabalho de duas equipes em que na primeira se desenha um boneco de forma integral e na segunda cada membro desenha uma parte do corpo de forma isolada para juntá-las ao final do processo. A conclusão é que a equipe que desenvolve unida obtém um resultado mais harmonioso enquanto a equipe que juntou partes fragmentadas obtém um resultado comparado pelos cursistas ao personagem “Frankstein”.
Por fim, o terceiro grupo apresentou uma proposta para facilitação da aprendizagem dos verbos irregulares em língua inglesa, assunto de difícil entendimento para os aprendizes. Para isso o grupo desenvolveu um plano que orientava as crianças a produzir quadrinhos e tirinhas usando esses verbos irregulares para em seguida apresentar o que foi produzido por eles.
Essa riqueza de propostas foi possível graças a diversidade da turma que contou com formandos ligados às áreas de Administração, Língua Inglesa, Produção Cultural, Informática, Engenharia, Letras e Educação.
Mais três encontros estão programados para acontecer em novembro. Acesse a agenda no link: https://www.souproflab.com.br/proflab/
Galeria de imagens
0 comentário