Uma manhã inteira de atividades criativas e múltiplas aprendizagens marcaram a última formação em 2015 do programa Prof-Lab de formações criativas para professores no Recife, no último sábado 28/11.
O educador Felipe Brito participou ativamente da série de ações que compuseram a oficina ‘Produção Criativa com TICs‘ da qual participaram professores cursistas de diferentes instituições de ensino, entre elas os colégios Apoio e Motivo, as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Federal da Paraíba, o Instituto Federal de Pernambuco, a Rede Estadual de Professores de Pernambuco e a ABA Global Education Recife.
Na ocasião os cursistas entraram em contato com diversas ideias e recursos digitais como o Padlet. Em atividade específica o educador Felipe Brito convidou os professores a selecionar e editar verbetes da Wikipedia corrigindo, acrescentando informações e formatando de acordo com a necessidade identificada no momento. Com isso o educador mostrou que a produção criativa de conteúdo também pode, e deve, ser feita de forma colaborativa.
Em outro momento foram apresentadas aos cursistas estratégias de produção de enunciados criativos. O educador mostrou como é possível relacionar os conteúdos das disciplinas com elementos que fazem parte da cultura dos alunos como desenhos animados e seriados. Nesse momento os professores cursistas foram desafiados a elaborar seus próprios enunciados criativos para a resolução de um problema.
Os memes também foram lembrados e apontados como importantes recursos para a produção criativa de conteúdos. Ao apresentar o perfil @artesdepressao aos cursistas, Felipe mostrou como os memes são divertidos e informativos ao mesmo tempo. Para isso lembrou que, além do humor, os autores dos memes também são responsáveis por informar sobre as referências das obras de arte utilizadas.
E foi justamente com a produção de memes que, de forma criativa e divertida, foram encerradas as atividades da última formação do Prof-Lab em 2015.
Galeria de Imagens
0 comentário