fbpx

Design de Experiências e Design Thinking são as abordagens das formações para professores do programa Prof-Lab em agosto.

Os encontros acontecem respectivamente nas manhãs dos sábados 20 e 27 no espaço i-Lab da unidade Aflitos da Aba Global Education, no Recife.

Ensino híbrido, mobile learning, gamificação, coding, design thinking, sala de aula invertida… São inúmeras as práticas consideradas tendência para a educação do futuro. Algumas dessas estratégias de inovação das formas como os alunos aprendem já estão sendo postas em prática por professores motivados a transformar suas aulas em diferentes lugares no mundo.

De forma individual ou combinada esses recursos podem apresentar tanto resultados positivos como negativos. Alcançar bons resultados está diretamente ligado ao planejamento desenvolvido pelo professor na aplicação do recurso escolhido. Mas, se é necessário planejar uma experiência de aprendizagem inovadora, como desenvolver e pôr em prática esse planejamento?

Foi no Recife que um programa de formações criativas para professores nasceu para dar resposta a essa questão recorrente na prática docente. E foi além desenvolvendo um modelo de formação pautado na criatividade e em uma experiência de aprendizagem prazerosa também para o professor. Nos cursos do Prof-Lab os professores aprendem como aplicar design e tecnologia no planejamento das aulas com objetivo de descomplicar esse processo com recursos que ajudam na concepção de experiências de aprendizagem mais envolventes tanto para os alunos como para os professores.

O programa é composto por quatro formações independentes que mostram como professores, educadores e gestores podem se apropriar das estratégias do Design para criar aulas mais envolventes e marcantes. São cursos livres temáticos nos quais os formadores apresentam o conteúdo de forma elucidativa para logo em seguida estimular os cursistas a colocar a mão na massa. Todos os formadores são professores atuantes, vinculados ou formados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que questionam a realidade atual da educação propondo mudanças que serão apresentadas durante os encontros. Os interessados podem escolher participar do programa completo ou de quantas formações acharem necessárias para sua experiência.

O Prof-Lab é uma iniciativa de formação com foco na valorização do professor através do desenvolvimento de competências para novas práticas pedagógicas. O projeto é um dos cinco finalistas da categoria formação de professores na edição 2016 do Prêmio ARede Educa. Capitaneada pela Pipa Comunicação e pela ABA Global Education a iniciativa já formou mais de 100 docentes de diferentes cidades e áreas de atuação em duas edições já concluídas. A terceira turma está com inscrições abertas no endereço: https://www.souproflab.com.br/proflab/

 

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 19 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação. também é Google Certified Educator,Google Innovator e Fellow do programa Educamídia.

5 comentários

julio santos · 8 de agosto de 2016 às 11:10

OLá, tenho uma sugestão. Os encontros poderiam ser realizados em um período só, facilitando assim o deslocamento de quem mora distante. 🙂

    Karla Vidal · 19 de agosto de 2016 às 07:17

    Olá Júlio. Estamos estudando a possibilidade. No entanto, caso aconteça como sugerido, certamente será durante a semana.

Dhyego Ferreira Barbosa · 1 de setembro de 2016 às 13:13

Olá, sou estudante de Licenciatura em Computação e Informática e tudo que li sobre o Prof-lab é bastante útil para minha formação acadêmica, bem como para todos os outros licenciandos. Gostaria de saber se existe algum projeto, planos para um futuro próximo, para expandir essa formação à todos através da rede, online. Acredito que poderiam facilmente criarmos um ambiente para aulas online, onde todos poderiam acompanhar ao vivo e/ou consultar os vídeos em algum outro momento, em alguma atividade para formação de professores, por exemplo. Parabéns pela iniciativa e sucesso com o projeto.

Gratidão!!!

    Karla Vidal · 18 de setembro de 2016 às 12:52

    Existe sim, Dhyego. No entanto, uma oferta online demanda um planejamento cuidadoso para que possamos oferecer uma experiência de aprendizagem satisfatória para os cursistas. Não é tão fácil, mas estamos planejando. Agradecemos o seu comentário e anotaremos as suas sugestões.

Plano de Aula · 22 de novembro de 2017 às 19:44

22/11/2017
Quando você compartilha você aprende o que é somar. Obrigado por compartilhar!

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *