fbpx

Nova sala e um espaço fértil para cultivar ideias

Após as formações do início de 2019 que aconteceram na Escola Conecta e no Senac Recife e das formações no Colégio Interativo em Caruaru, o ProfLab entrou em recesso.

2018 havia sido um ano intenso com 24 turmas formadas e mais de 400 educadores atendidos. Isso significa muitas e muitas horas de trabalho. Estávamos felizes, mas o bichinho da criatividade começava a coçar atrás da orelha. Era hora de parar para descansar um pouco, refletir e organizar as novas ideias que já estavam surgindo e foi isso que fizemos.

Das conversas que temos com nosso coordenador pedagógico Marcos Egito muitas ideias surgem: novos temas, novos formatos e uma ideia em especial começava a ganhar terreno, um espaço para realização das nossas ações com a nossa cara e com a flexibilidade que precisamos para oferecer mais e melhores experiências para o nosso público.

Marcos Egito arregaçou as mangas e com a magia de bom articulador que é, levou o ProfLab para uma sala especial no Softex, o Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife. A sala abriga outros coletivos que trabalham com educação como o Instituto MeMaker, o coletivo Saberes Livres e o CDC Robô Livre/Softex.

A sala tem nos permitido construir de forma colaborativa um ambiente agradável e funcional não somente para o nosso público, mas também para o público dos outros projetos que usam a sala durante a semana. Tem sido muito gratificante e divertido pôr a mão na massa, assim como convidamos nossos cursistas a fazer. Isso nos ensina que é possível dar vida a suas ideias a partir daquilo que se tem a mão.

Nesse processo reunimos equipamentos e desenhamos nossas próprias mesas para garantir diferentes possibilidades de configuração para a sala. Nela também abrigaremos nossas reuniões e projetos em parceria como a recentemente firmada com o Grupo de Educadores Google em Olinda e com a Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, no Recife.

A partir de agora as formações do ProfLab acontecerão nesse espaço cheio de vida que estamos tratando com bastante carinho para receber todos vocês. Ao que nos parece será um espaço em constante transformação. As turmas serão menores, mas em compensação poderemos trabalhar nos dois turnos do sábado promovendo formações com carga horária maior e até mesmo sequenciais.

A gente chegou a fazer uma série de vídeos mostrando alguns dos passos que estávamos dando ao longo do semestre. Dá só uma olhada:

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *