fbpx

No próximo dia 4 de setembro, a partir das 8h, professores, estudantes das licenciaturas e pesquisadores de áreas ligadas à Educação poderão participar da manhã de atividades sobre Robótica Pedagógica Livre (RPL) organizada pelo grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE) do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Da programação faz parte a palestra Robótica Pedagógica Livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento com o professor Danilo Rodrigues Cesar, Pós-doutor em Educação, Doutor em Difusão do Conhecimento e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em sua fala o pesquisador vai abordar as contribuições da Robótica Pedagógica Livre na ressignificação das experiências de aprendizagem.

Na ocasião também estará presente o militante de software livre Marcos Antonio Rufino do Egito. Educador social das áreas de Software e Robótica Livre, Marcos vai apresentar ao público as ações do Centro Marista Circuito Jovem (CMCJ) que desenvolve um programa de formação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Entre os trabalhos desenvolvidos no CMCJ está a criação de robôs a partir de resíduos eletroeletrônicos. São peças simples que fazem parte do cotidiano de cada jovem criador e também materiais originários de doações como cabos, fontes e conectores.

Para completar a programação da ação Robótica Pedagógica Livre, que conta com o apoio do ProfLabhttps://www.souproflab.com.br/proflab/, estarão expostas no hall do CIn/UFPE algumas das peças desenvolvidas pelos jovens formados pelo Centro Marista Circuito Jovem.

Serviço

Manhã Robótica Pedagógica Livre
Palestrantes: Danilo Rodrigues Cesar e Marcos Antonio Rufino do Egito
Onde? Auditório e Hall do Cin UFPE
Quando? 4 de setembro de 2015 das 8h30 às 10h30
Público-Alvo: Educadores, estudantes das licenciaturas e pesquisadores de áreas ligadas à Educação.
Promoção: CIn/UFPE e CCTE/UFPE
Evento aberto ao público

 


Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

3 comentários

Mariangela Schoenacker · 25 de agosto de 2015 às 19:16

Muito interessante o evento!
Tenho muito interesse em participar do evento .Sou consultora na area de desenvolvimento organizacional, educaçao para sustentabilidade.

    Karla Vidal · 25 de agosto de 2015 às 19:18

    Será bem-vinda, Mariangela! O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

Sá Tavares · 16 de dezembro de 2015 às 08:09

O evento foi incrível!! já conhecia o trabalho de César e tive o prazer de conhece-lo pessoalmente.
Sem falar que Egito e a sua esposa, foi mal esqueci o nome dela 🙁 fazem um trabalho excelente, levando a robótica a metareciclagem de acordo com a realidade do aluno.
Espero que possa encontra-los novamente!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *