fbpx

No sábado (24/11) um grupo diverso formado por professores cursistas do Colégio Militar do Recife, da Manifesto Games, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Rede Pública Estadual de Pernambuco, da Rede Pública Municipal do Cabo de Santo Agostinho, da ABA Global Education e dos Colégios Apoio e Motivo deram vida à terceira formação do programa Prof-Lab de formações criativas para professores.

Com o título ‘Jogos e Educação: para além da repetição‘ o educador Giordano Cabral apresentou aos cursistas como os fundamentos dos jogos — digitais ou não — podem ser aliados das práticas pedagógicas e agentes estimuladores dos processos de aprendizagem.

A formação começou de forma ‘invertida’ quando os professores foram convidados a iniciar com atividade prática, desenvolvendo um jogo com os objetos e recursos oferecidos pelo líder educador. Usando folhas de papel, cartas, fichas, cartelas e tabuleiros, cada grupo trabalhou na concepção de um jogo seguindo os conceitos do Design Thinking abordados na formação anterior e retomados estrategicamente na ocasião.

De forma lúdica os professores conceberam, prototiparam e apresentaram os jogos desenvolvidos. Foi durante os testes que os cursistas identificaram lacunas e propuseram soluções para os jogos criados pelos colegas e também para os seus próprios jogos em uma espécie de avaliação colaborativa da produção. Durante a exposição, o educador Giordano Cabral pontuou uma série de questões que foram abordadas logo em seguida nos momentos mais teóricos da oficina.

As 4 horas de formação que integram o calendário de novembro do programa Prof-Lab, uma série de cursos livres promovidos pela Pipa Comunicação e pela ABA Global Education. A última formação de 2015 ‘Produção Criativa com TICs‘ está agendada para o sábado 28/11 e será ministrada pelo educador Felipe de Brito Lima.

Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis no link: https://www.souproflab.com.br/proflab/

Galeria de Imagens

Jogos e Educação: para além da repetição - Prof-Lab 21/11/2015

 


Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *