Começou no último sábado a edição 2016 do programa Prof-Lab de formações criativas para professores.

Formadores Paulo André da Silva e Alex Sandro Gomes em ação no Prof-Lab 2016
Organizado pela Pipa Comunicação e ABA Global Education. Com turma lotada, a formação Design de Experiências de Aprendizagem movimentou a manhã do espaço iLab na Unidade Aflitos da ABA, no Recife.
Na ocasião os formadores Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva apresentaram aos cursista as contribuições do Design para o planejamento de experiências de aprendizagem realmente eficientes. Foram 4 horas de atividades em que os professores cursistas tiveram contato com as ideias expostas pelos formadores para colocá-las em prática logo em seguida. O resultado foi o desenvolvimento de um plano de experiência de aprendizagem registrado em canvas para posterior aplicação com os alunos.
“O Design tem muito a contribuir com as práticas pedagógicas dos professores. É um elemento novo. Uma forma de pensar que ajuda o professor a ressignificar o que ele já vem fazendo. Dentro dessa lógica eu entendo que é preciso incluir pessoas porque é com elas que a gente trabalha. É preciso considerar a complexidade que as pessoas têm, a multiplicidade de pensamentos e os desejos que existem em sala de aula. Olhando para a lógica do Design, e trazendo isso para o planejamento da aula, a gente percebe que não são as ferramentas, não é a tecnologia em si. A produção de aprendizagem é mais pelo lado de despertar desejos”, comenta o formador Paulo André da Silva sobre a formação.
Design de Experiências de Aprendizagem é uma formação que teve origem no livro homônimo que será lançado em maio como terceiro volume da Série Professor Criativo. A obra é material didático oferecido a todos os cursistas que realizarem inscrição em qualquer uma das formações do Prof-Lab.

Os cursistas do Prof-Lab receberam como material didático a edição especial do livro ‘Design de experiências de aprendizagem’ que será lançado em maio.
A turma de professores desbravadores foi composta por cursistas de diferentes estados, vinculados a diferentes instituições de ensino, da Educação Infantil até o Ensino Superior, tanto na rede pública como na rede privada de educação. Estiveram presentes professores dos estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Pernambuco.
As inscrições para as demais formações continuam abertas, porém com vagas limitadas. A próxima formação Design Thinking para educadores está programada para o sábado 30 de abril e possui três vagas a serem preenchidas. A oficina é ministrada pelo formador Alessandro Lima que aplica os métodos do Design Thinking para gerenciar equipes e projetos educativos que vão do desenvolvimento de softwares e plataformas até a operacionalização de atividades pedagógicas em diferentes iniciativas. As inscrições seguem abertas até o preenchimento total das vagas https://www.souproflab.com.br/proflab/
Galeria de Imagens
0 comentário