fbpx

ProfLab no Senac-PE

Apresentar a gestores e educadores a importância de se investir na transformação das práticas pedagógicas é o principal objetivo daqueles que já entenderam que a Educação está em processo de mudança. As formações do Prof-Lab, nosso programa de formações criativas para professores, estão em sintonia com esse objetivo. Mais do que promover uma experiência criativa, queremos mostrar aos profissionais da Educação como eles podem ser criativos também.

Essa necessidade de transformação é algo que passa por todos os níveis e modalidades de ensino. É preciso estar atento para vencer preconceitos e ultrapassar barreiras. E foi a partir dessa perspectiva que a equipe Prof-Lab foi procurada pelos gestores do Senac Pernambuco em novembro passado. Eles estavam empenhados em oferecer um encontro pedagógico diferente para o seus educadores. Desejavam algo criativo e “mão na massa” para envolver seus instrutores da Educação Profissional em uma experiência que fosse capaz de, ao mesmo tempo, estimular a reflexão e fazê-los produzir algo novo.

Prof-Lab no Senac - Design Thinking

Selfie com uma das turmas formadas na cidade de Caruaru/PE. Imagens: Karla Vidal

Essa abertura do Senac Pernambuco permitiu a formação de cerca de 300 educadores de quatro unidades diferentes na capital e no interior do estado. Foi assim que o Prof-Lab pôs o pé na estrada e levou suas formações para as unidades do Senac em Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina.  Foram realizadas turmas com as quatro formações do ciclo inicial – Design de Experiências de Aprendizagem, Design Thinking, Jogos e Produção Criativa com Tics – além da formação especial em Pensamento Visual, oferecida em 2017 em parceria com o especialista Sidan O Rafa, que veio de Florianópolis para uma temporada de formações no Recife e em Paulista. Também participaram do Encontro Pedagógico os formadores Paulo André da Silva, (Paulista e Caruaru), Giordano Ribeiro (Recife), Felipe Brito (Recife), Alessandro Lima (Recife) e Alex Sandro Gomes (Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina), que abriu o evento em cada cidade com um bate-papo sobre criatividade e inovação.

O desafio de formar vários educadores em diferentes cidades foi uma experiência marcante também para a equipe que promove o Prof-Lab. Aprendemos muito com a realidade dos professores da Educação Profissional e com a rotina de atividades da instituição. Planejamos cada detalhe utilizando as mesmas estratégias que apresentamos em nossas formações. O resultado desse conjunto de experiências pode ser visto no registro fotográfico de cada uma das formações e nos depoimentos que gravamos e disponibilizamos a seguir. Confira!

Playlist dos depoimentos

Imagens das atividades em cada cidade

Prof-Lab no Senac - Edição Recife

Prof-Lab no Senac - Edição Paulista

Prof-Lab no Senac - Edição Caruaru

Prof-Lab no Senac - Edição Petrolina

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

1 comentário

Alex Sandro Gomes · 4 de março de 2017 às 20:17

A experiência de participar da formação do Prof-Lab é extremamente gratificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *