Orientar professores sobre as etapas do planejamento de concepção de um jogo é o objetivo da formação Jogos e Educação: para além da repetição, integrante do programa Prof-Lab de formações criativas para professores.
Tática, ludicidade e outros elementos presentes na criação de um jogo foram apresentados de forma didática pelo educador Giordano Cabral, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e profundo conhecedor das estratégias de planejamento para a criação de jogos, sejam eles online ou não. Para desenvolver práticas inovadoras no ensino de música, Giordano mergulhou no universo dos jogos produzindo softwares e games voltados para a aprendizagem de música como o premiado projeto Turma do Som.
Durante a formação os professores cursistas foram divididos em equipes e desafiados a criar um jogo simples e divertido que pudesse ser jogado por toda a turma em no máximo 5 minutos. Para isso Giordano organizou pequenos grupos com materiais como tabuleiros, fichas, bolas e personagens que representavam estratégias do Design de Games como plataforma, controle, estética e recompensa. Sem saber o significado dos materiais os professores cursistas criaram seus jogos vivendo na prática os principais erros e acertos no desenvolvimento de um jogo.
No momento chamado Playtime os professores jogaram os jogos desenvolvidos identificando as estratégias utilizadas, posteriormente contextualizadas e analisadas pelo formador, numa manhã em que a diversão esteve presente tanto na prática como na teoria.
Giordano Cabral também abordou questões sobre como os jogos mudam comportamentos, elementos da gamificação e a ainda difícil relação entre jogos e educação, ressaltando os principais problemas enfrentados no desenvolvimento de jogos educativos como a dificuldade de alinhamento do jogo com o roteiro pedagógico desejado.
O programa Prof-Lab é uma iniciativa da Pipa Comunicação e da ABA Global Education. Mais informações sobre a iniciativa no link: https://www.souproflab.com.br/proflab/
Galeria de Imagens
3 comentários
Fagner Gomes · 12 de julho de 2016 às 21:40
Na internet temos muitas opções de jogos online.
Karla Vidal · 18 de setembro de 2016 às 12:53
Sim, Fagner. Temos sim! Alguns deles muito bons e possíveis de serem aplicados na educação. Veja este artigo: jogos comerciais que podem ser utilizados na educação: https://goo.gl/k0oVO2
Marcio · 28 de janeiro de 2017 às 14:56
Interessante.