Robótica Livre na aprendizagem

Entender como a robótica pode contribuir para transformar as práticas pedagógicas é uma questão primordial para a educação. O trabalho com robótica não está ligado apenas ao desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas. Na formação de 4h os professores vão aprender que é possível trabalhar o pensamento da robótica em diversas áreas, estimulando a criatividade e fortalecendo a relação direta entre arte e tecnologia. Para isso serão realizadas atividades que mostram que é possível trabalhar com robótica de forma simples com aquilo que se tem à mão, nesse caso específico a sucata, aplicando a Robótica Livre e a Gambiologia como ferramentas para a construção do conhecimento.

Quem vai facilitar essa história pra você?

Marcos Egito

É coordenador educacional da Robô Livre, plataforma de desenvolvimento colaborativo que mostra que a robótica pode e deve ser desenvolvida por qualquer pessoa. Gosta de tecnologia, além de ter bastante habilidade com desenho e pintura. Inventor, sempre está criando novos projetos com sucata. Também gosta de viajar, cozinhar, fotografar e ler. Educador atuante ensina os fundamentos da robótica a crianças e jovens na Softex Recife. Acadêmico de Pedagogia é militante-ativista do software livre, membro do movimento Robótica Livre, da MetaReciclagem e do JabutiEdu.org. Venceu o Prêmio Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pelo FBB e pela Revista Fórum em 2012.

Quem pode participar

Todo professor, educador, tutor, mentor, consultor, profissional, estudante ou curioso interessado em educação e novas práticas de aprendizagem. Não há pré-requisitos. Nossos formadores irão apresentar os conceitos de forma simples e objetiva, acessível a qualquer pessoa. Além disso, experiências de aprendizagem “mão na massa” foram planejadas para que todos possam dar os primeiros passos no tema proposto.

Formação desenhada na perspectiva Learning by Doing (aprender fazendo) e de acordo com os princípios da Aprendizagem Criativa.
4 horas de aprendizagem de conceitos e atividades práticas colaborativas em turmas com profissionais de diversas áreas de atuação.
Certificação (4h) emitida pelos realizadores e enviada por e-mail poucos dias após a conclusão da formação.
Uma experiência de aprendizagem incrível com materiais e recursos pensados para estimular a criatividade e a interação.