ProfLab na escola.

Alunos do EREM Joaquim Távora. Foto: Paulo Alexandre

Alunos do EREM Joaquim Távora em atividade com o professor Jefferson Lima que participou do ProfLab sobre Robótica Livre. Foto: Paulo Alexandre.

 

Nosso programa de formações criativas realizou seu primeiro encontro em dezembro de 2015. A iniciativa ganhou vida graças ao apoio da ABA Global Education que nos ofereceu um ambiente de aprendizagem com a estrutura necessária para nossas atividades: o iLab. Desde então continuamos firmes na parceria explorando outros ambientes da ABA como o 4Life Lab e o Cyber3, um dos laboratório de informática da escola.

Esse cuidado com o ambiente é algo que faz parte do planejamento de todas as formações do ProfLab. Desse modo, a mobilidade dentro da ABA nos fez identificar quais são os elementos necessários para a realização de uma experiência de aprendizagem criativa bem sucedida para o programa. Foi um passo importante porque nos ajudou a perceber que também era possível levar as formações para mais perto do público.

 

Post-it aplicado sobre a janela e giz líquido. Solução para falta de paredes e possíveis danos à pintura no ProfLab no SENAC Recife. Foto: Karla Vidal

 

A princípio o grande desafio foi a realização das experiências do ProfLab no SENAC Pernambuco. As formações iriam não só para um novo ambiente como para outras cidades. Diferentes questões surgiram em relação a espaço e infraestrutura. Como resolver? Aplicando aquilo que ensinamos aos educadores durante as formações Design de Experiências de Aprendizagem e Design Thinking para Educadores. Com o design de cada experiência previamente planejado, chegamos a soluções para cada problema que surgia, desde a distribuição de mesas e cadeiras até o uso de post-it nas paredes.

Após essa missão percebemos que era possível construir um ambiente de aprendizagem trabalhando em parceria com as instituições e lançando mão daquilo que estava ao nosso alcance. Essa foi um descoberta importante porque sabemos que em nosso país a infraestrutura das instituições é bem diversa. Encontramos ambientes planejados e equipados como a ABA, bem como salas pequenas com carteiras enfileiradas e sem internet.

A boa notícia é que é mais importante ter consciência sobre o desenho da experiência que você deseja montar do que a estrutura propriamente dita. Afinal, é na restrição que a criatividade aflora e as melhores soluções são desenvolvidas. Foi assim que encaramos mais um desafio e realizamos uma formação dentro da Bienal Geek de Pernambuco. Sim! Uma grande feira dentro de um grande Centro de Convenções.

 

 

Toda essa introdução foi necessária para deixar registrado aqui no blog que vamos realizar a primeira edição do ProfLab dentro de uma escola pública. Será na próxima segunda-feira, 8 de outubro. A iniciativa será possível graças a uma parceria firmada com a equipe de apoio pedagógico da Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, localizada no bairro da Madalena, no Recife.

Junto com a equipe da escola estamos trabalhando no desenho de uma experiência para 20 professores da EREM Joaquim Távora, considerando o espaço e a infraestrutura que a escola oferece. O senso comum talvez perceba a escola pública como um ambiente complicado e com estrutura precária. No entanto, podemos afirmar que as questões enfrentadas não são muito diferentes das que surgiram nos outros ambientes para onde levamos o ProfLab.

A formação que vai invadir a escola será sobre Produção Criativa com TICs a mesma que aconteceu dentro da Bienal Geek  conduzida pelo formador Felipe de Brito Lima. O encontro é exclusivo para os professores da escola e a ideia surgiu a partir da participação de alguns deles nas formações da temporada 2018 do ProfLab.

Logo depois que essa missão for concluída, saberemos que é possível envolver professores numa experiência de aprendizagem criativa nos mais variados espaços possíveis. Os desafios estão apenas começando. Que venham novos!

 

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *