Avance as fases e aumente seu XP

ProfLab Level UP!

Nos meses de julho e agosto Caruaru será a primeira cidade do estado de Pernambuco a receber o ProfLab Level UP! A imersão é parte do programa ProfLab de formações criativas e vai capacitar educadores da região sobre a contribuição dos jogos, tanto na concepção como na aplicação, para a educação. A formação de 30 horas é modular e está programada para acontecer em três momentos: Fase 1 Game design thinking (6 e 7 de julho), Fase 2 Gamificação (13 e 14 de julho) e Fase 3 Jogos na educação (10 e 11 de agosto), todos realizados no Armazém da Criatividade em Caruaru.

O ProfLab é um projeto de inovação composto por formações criativas para capacitar profissionais da educação em temas como criatividade, uso de tecnologias e inovação. Seguindo os princípios da aprendizagem criativa e focado nos processos learning by doing, o ProfLab vem trabalhando com formações introdutórias de 4 horas de aprendizagem desde 2015.

No entanto, uma das maiores solicitações dos professores atendidos pelo ProfLab diz respeito ao tempo das experiências. Quatro horas ajudam a plantar sementes e até a criar experiências, mas ao retornar para as questões do dia a dia, muitas ideias podem ser amortecidas. Era preciso um maior tempo de reflexão e prática. Dessa necessidade surgiu o ProfLab Level UP!, um programa de aprofundamento que ampliou a carga horária, destacando pontos importantes em 3 módulos com 10 horas de aprendizagem cada um.

Quem abre a experiência são os formadores Yvonne Carvalho e Giordano Cabral. Yvonne é educational game designer e historiadora. Mestre em Ciências da Computação desenvolveu pesquisa composta por uma jornada de gamificação, usando elementos de jogos para a criação de aulas mais engajadoras e empoderadoras. Giordano é músico, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), vice-presidente do CESAR e doutor em Ciências da Computação. Também é educador com ampla experiência em unir jogos, música e tecnologia.

O ProfLab Level UP! foi desenvolvido pensando em abranger os processos que envolvem a aplicação de jogos em experiências de aprendizagem. Cada fase com 10 horas de aprendizagem gira em torno de um subtema específico em que os participantes irão refletir sobre estratégias aplicando-as em atividades mão na massa logo em seguida. A ideia é aprender jogando bem como vivenciando na prática o que é que os estudantes sentem quando jogos são incorporados às práticas de aprendizagem.

Para participar do ProfLab Level UP! é necessário realizar inscrição nos módulos desejados. As 10 horas de aprendizagem acontecem sempre às sextas e sábados, sendo 4 horas na tarde da sexta-feira e 6 horas ao longo do sábado. As inscrições podem ser efetivadas através do site http://www.souproflab.com.br/levelup/. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito com diferentes opções de parcelamento. Há certificação de 10h de aprendizagem para cada módulo emitida pelo ProfLab, em parceria com a Pipa Comunicação e o Armazém da Criatividade.

➡ ProfLab Level Up! – Jogos & Educação – Fase 1 Game design thinking (6 e 7 de julho)

Inscrição: bit.ly/LUPJogosF1T18

➡ ProfLab Level Up – Jogos & Educação – Fase 2 Gamificação (13 e 14 de julho)

Inscrição: bit.ly/LUPJogosF2T18

➡ ProfLab Level Up – Jogos & Educação – Fase 3 Jogos na educação (10 e 11 de agosto)

Inscrição: bit.ly/LUPJogosF3T18

Os inscritos no ProfLab Level UP! ganharão também um voucher para participar gratuitamente do curso online Narrativas e personagens para games desenvolvido pela Joy Street. O benefício é ofertado pelo Armazém da Criatividade para que os cursistas possam ampliar ainda mais seus conhecimentos.

 

Assista ao vídeo como os melhores momentos da turma mais recente da formação Game Design Thinking no Recife e entenda como se dá a experiência ProfLab de aprendizagem.

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

2 comentários

Catatina · 5 de junho de 2018 às 12:39

Teremos em Recife também? Quando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *