fbpx

Nova temporada ProfLab

O programa de capacitação em design e criatividade desenvolvido por um grupo de educadores criativos do Recife está de volta. Voltado para profissionais da educação que criam experiências de aprendizagem em qualquer área de atuação, o projeto retoma sua chamada para inscrições em 2019 bem como lança novas formações e um espaço especial localizado no Softex, o Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife. As formações acontecem aos sábados pela manhã nos meses de outubro, novembro e dezembro.

O ProfLab é um projeto de inovação que promove experiências estruturadas em três pilares: design, tecnologia e criatividade. Da iniciativa faz parte um grupo de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento com carreiras construídas no campo da educação. São pedagogos, designers, comunicadores, engenheiros e cientistas sociais que identificaram em suas trajetórias elementos capazes de ajudar outros educadores a transformar suas práticas pedagógicas a partir do design.

Desde o seu início em 2015 o programa já desenhou 11 experiências de aprendizagem diferentes, concluiu 63 turmas e formou mais de 800 cursistas. “Somos um coletivo de profissionais ativos que cria o tempo todo. Para compartilhar com outros educadores as ideias que temos, desenhamos experiências, abrimos turmas temáticas e lançamos a chamada para a participação dos educadores. Funciona como uma parceria em que promovemos uma capacitação criativa e mão na massa e os cursistas atendem ao nosso chamado tornando a oferta possível através da taxa de inscrição. É uma forma sustentável de manter o compartilhamento de conhecimento de forma eficiente”, afirma Karla Vidal, coordenadora do projeto.​

Resultados

Educadores checam resultados das produções colaborativas produzidas durante as experiências promovidas pelo ProfLab. Foto: Karla Vidal

A eficiência do ProfLab pode ser medida não só pelos números como também pelos projetos desenvolvidos por professores a partir do que aprenderam no programa. Em uma playlist no Youtube alguns feedbacks são apresentados em uma web série intitulada Go ProfLab, Go! que foi até as escolas acompanhar as mudanças nas práticas dos educadores. “Já temos dois episódios no ar. O primeiro apresenta o projeto do professor André César Gomes que desenvolveu uma experiência de aprendizagem a partir do game Starcraft II em Gravatá, no interior do estado de Pernambuco. O segundo episódio é um bate-papo com o professor Allison Santos que aplicou tudo que aprendeu em diferentes aulas na cidade de Ipojuca, no litoral do estado.”, conclui Augusto Noronha, coordenador do projeto.

Para 2019 o ProfLab apresenta ao público duas novas experiências: Design Criativo para espaços virtuais de aprendizagem guiada pelo educador Felipe de Brito Lima e Espaço Flexível de Aprendizagem guiada pelo educador Paulo André da Silva. A primeira formação vem para mostrar aos professores que uma super plataforma de curso a distância talvez não seja suficiente para garantir uma boa experiência de aprendizagem. É preciso ir além da ferramenta. Posteriormente acontece a experiência sobre espaços flexíveis de aprendizagem convida os professores a refletir sobre o próprio conceito de aula para criar, a partir do design, configurações criativas de espaços físicos de aprendizagem.

As inscrições para a temporada 2019 seguem abertas no website do projeto no endereço: https://www.souproflab.com.br/. Cada turma receberá até 15 cursistas de acordo com o calendário a seguir:

26 DE OUTUBRO DE 2019⠀

Design Criativo para espaços virtuais de aprendizagem com Felipe de Brito Lima. Inscrições: http://bit.ly/proflabDCAVA2019

9 DE NOVEMBRO DE 2019⠀

Game Design Thinking com Yvonne Carvalho. Inscrições: http://bit.ly/proflabGTD2019

23 DE NOVEMBRO DE 2019⠀

Robótica Livre na aprendizagem com Marcos Egito. Inscrições: http://bit.ly/proflabrla2019

30 DE NOVEMBRO DE 2019⠀

Design Thinking para educadores com Alessandro Lima. Inscrições: http://bit.ly/proflabDTE2019

7 DE DEZEMBRO DE 2019⠀

Espaço Flexível de Aprendizagem: ressignificando a sala de aula com Paulo André da Silva. Inscrições: http://bit.ly/proflabEFA2019

Veja o vídeo de lançamento da temporada

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *