A primeira experiência

Mesa de produção no Armazém da Criatividade. Foto: João Victor Soares (Armazém da Criatividade)

No último dia das férias de 2018 o nosso desafio foi realizar pela primeira vez uma experiência que já havíamos planejado há algum tempo. A ideia era promover uma ação de estímulo da aprendizagem que reunisse um número maior do que as 24 pessoas que costumamos receber nas formações regulares do ProfLab. Foi de alguns desenhos e de uma agradável conversa em um café à beira do Capibaribe no Recife que surgiu o ProfLab Day.

Sabemos que trabalhamos com temas provocadores, propostas diferentes e estilo próprio. Quem está disposto a inovar tem clareza de que pode ser incompreendido. Por mais que façamos o esforço de comunicar com cuidado, nem sempre fica claro o que estamos dispostos a fazer. Nosso principal objetivo com o ProfLab Day é fazer com que todos possam entrar em contato com o formato e a dinâmica do ProfLab. Assim, é possível conhecer melhor os temas, os formadores e despertar o interesse em participar das nossas formações.

Mas, a gente queria apresentar o projeto de forma diferente. Seria possível uma apresentação “mão na massa”? Uma apresentação que também pudesse ser uma experiência de aprendizagem? Foi assim que surgiu a parceria com o Armazém da Criatividade em Caruaru que deixou a nossa disposição uma excelente estrutura com laboratórios e espaços de aprendizagem diferentes do que estamos acostumados a encontrar por aí.

ProfLab Day Caruaru

Alessandro Lima na manhã de bate-papo sobre Design Thinking. Foto: Karla Vidal

Dividimos o dia em uma manhã com apresentação do ProfLab seguida de uma conversa introdutória sobre Design Thinking e sua relação com a Educação. O responsável pelo bate-papo foi o educador Alessandro Lima que também é responsável pela formação regular do ProfLab sobre o tema. De forma leve e desconstruindo mitos, Alessandro desenvolveu o tema destacando as contribuições do Design Thinking para o planejamento e a execução de novas práticas pedagógicas.

No ProfLab sempre buscamos valorizar os erros, descomplicar processos e desconstruir mitos. Esses são movimentos importantes quando se trabalha com tecnologia, com educação e com pessoas. Na primeira experiência do ProfLab Day fomos surpreendidos por um problema em uma das máquinas dos laboratórios. Nossa ideia inicial era fazer o público utilizar a cortadora laser para construir seus protótipos e levá-los para casa. A equipe do Armazém da Criatividade, muito cuidadosa e prestativa, informou que a máquina estava parada devido a uma peça queimada e nos apresentou possíveis soluções. Não há muito o que fazer tendo em vista que são máquinas com uso intenso e de difícil manutenção. Foi assim com a gente e certamente é assim em muitas escolas e instituições de ensino por aí. É na restrição que a inovação acontece. Redesenhamos a experiência trocando de máquina e de materiais. Com papel, palitos e massa de modelar os educadores trabalharam algumas das etapas do Design Thinking provando que dá sim para inovar com aquilo que se tem à mão e que o foco dos inovadores precisa ser na solução.

ProfLab Day Caruaru

Tarde de trabalho mão na massa do ProfLab Day. Foto: Karla Vidal

O evento tomou conta dos espaços do Armazém da Criatividade numa tarde de debates e produção. Recebemos mais de 70 profissionais de cidades como Belo Jardim, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Garanhuns, Gravatá, Recife, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Surubim, Vertente do Lério e Vitória de Santo Antão. Diferente das formações em que os cursistas percorrem uma trajetória intensa de teoria e aplicação prática imediata, o ProfLab Day se mostrou um bom momento para estabelecer contato com novos temas, dialogar com profissionais que têm algo a contribuir com a educação do futuro e aprender fazendo.

Registramos os melhores momentos do evento no vídeo e nas fotografias que você acessa a seguir.

Melhores momentos do ProfLab Day

ProfLab Day Caruaru - Design Thinking para Educadores

 

Categorias: Blog

Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

2 comentários

Sidan · 20 de fevereiro de 2018 às 02:13

Irado! Estimulante e necessário no contexto educacional do nosso país.

    Karla Vidal · 20 de fevereiro de 2018 às 10:21

    Agradecemos o comentário, Sidan! Que bem que temos gente como você no time para transformar esse contexto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *