Um ano de mudanças

ProfLab 2018

Quem tem acompanhado as aventuras do ProfLab já percebeu que a iniciativa está se reinventando a cada temporada. Como já diziam os grandes sábios, é impossível esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. E como a nossa principal motivação é inovar, estamos trabalhando arduamente para manter nosso estilo. Pensando nisso uma série de mudanças foram realizadas nos últimos meses quando participamos da Academia de Inovadores do Google e entramos em um período de planejamento e geração de ideias. São essas mudanças para o ProfLab 2018 e toda a agitação que elas estão causando que queremos compartilhar com vocês.

Nova marca e novo site

Em 2017 a equipe ProfLab decidiu que o projeto já estava bem grandinho e já podia caminhar com suas próprias pernas, afinal já somávamos 38 turmas formadas e 7 temas abordados. Dessa vontade de trazer o projeto para o primeiro plano fortalecendo sua identidade e sua presença surgiu a necessidade de realizar uma pequena alteração na marca. Removemos o hífen e deixamos o texto mais juntinho e mais simples. O que antes era “Prof-Lab” passa a ser “ProfLab”. As formações continuam sendo criativas e continuam direcionadas a profissionais da educação. Reduzimos o slogan para “formações criativas”, mais curto e objetivo. Com a marca definida – ProfLab: formações criativas – criamos o domínio souproflab.com.br onde está o novo site que entrou no ar em janeiro de 2018. Também criamos a hahstag #SouProfLab para reunir as ações daqui pra frente. Nos debruçamos sobre nossa missão, nossa visão e nossos valores, informações já disponíveis no site.

Nova ação: ProfLab Day

Um dos pedidos que mais recebemos em relação ao ProfLab diz respeito à mobilidade e à quantidade de pessoas atendidas. As formações geralmente atendem turmas com uma média de 20 pessoas em 4 horas de learning by doing. Com essa demanda em mente desenhamos juntos uma nova experiência de aprendizagem que chamamos de ProfLab Day. A nova ação vai apresentar a um grupo maior de pessoas os temas e algumas das atividades do ProfLab. Trata-se de um dia de imersão dividido entre bate-papo e uma atividade “mão na massa” planejada especialmente para esse cenário. A primeira edição dessa nova vivência vai acontecer no próximo dia 31 de janeiro, nos laboratórios do Armazém da Criatividade em Caruaru, o maior centro de tecnologia e inovação do Agreste de Pernambuco.

ProfLab no Senac – Ano II

Em 2018 renovamos nossa parceria com o Senac Pernambuco e vamos participar mais uma vez do Encontro Pedagógico da instituição. O momento é de troca de experiências, reflexão e formação docente. Num esforço em apresentar a seus educadores e gestores propostas para transformação das práticas pedagógicas o Senac investe cada vez mais em criatividade e inovação, rompendo barreiras e ajudando seus educadores a viver experiências de formação diferentes e desenvolver suas próprias experiências no futuro. Em 2018 participam do Encontro as formações Design Thinking para Educadores, Game Design Thinking, Computação criativa para Educadores, Robótica Livre na Aprendizagem e Uso Criativo de Gifs na Aprendizagem. As formações acontecem no Recife, nos dias 1 e 2 de fevereiro e em Caruaru nos dias 4 e 5 de fevereiro.

O processo de reinvenção do ProfLab pretende ser contínuo e já estamos desenhando uma série de novas ações. Novos formadores estão se unindo ao grupo e novos temas farão parte do catálogo em breve. Também já faz parte dos nossos planos a oferta de novas modalidades de formação, inclusive online. Mas, essas são questões para os próximos capítulos dessa nova temporada.

Até lá!


Karla Vidal

Karla Vidal é sócia da Pipa Comunicação onde atua há mais de 12 anos em projetos inovadores que unem comunicação, design e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *